O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa lança o curso a distância Cuidador de Idoso dentro de sua nova grade de cursos EAD. A formação é voltada para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos com interesse na área e que completaram o ensino fundamental, além de profissionais da saúde, como auxiliares e técnicos de enfermagem. Com isso, o curso oferece uma formação específica e certificação para quem ainda não a tem, apesar da experiência na área.
A coordenadora do curso, Lilian Schafirovits Morillo, geriatra do corpo clínico do Sírio-Libanês, conta que o curso abordará temas como o processo de envelhecimento e o papel do cuidador, destacando pontos importantes como os sinais de alerta em que é necessário solicitar ajuda médica, os riscos da medicação sem orientação do profissional adequado, a forma correta de ministrar remédios e organizar estoques, os cuidados com a pele, a prevenção de quedas e as principais doenças entre idosos. “O nosso principal compromisso é com a qualidade na formação e no cuidado com o idoso. Nossa experiência e excelência dentro do Hospital Sírio-Libanês com a geriatria será amplamente compartilhada durante esta formação”, afirma Lilian.
Christian Fassel Tudesco, superintendente de operações do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, lembra que o curso é o início da carreira, com informações para que as pessoas que não atuam na área conheçam a profissão. Porém, ele lembra que a busca contínua por formação deve ser permanente. “Aqui no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, por exemplo, temos outros cursos, presenciais, para quem quer seguir nesta área”, diz, citando os cursos Cérebro Ativo, que tem por objetivo promover a saúde cerebral de adultos e idosos, além de cursos de pós-graduação em geriatria voltados para médicos e outros profissionais da área de saúde.
Envelhecimento
A população brasileira está vivendo mais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa de vida de quem nascer em 2019, por exemplo, é de 80 anos para mulheres e 73 anos para homens. Além disso, projeções do IBGE feitas com base no Censo de 2010 indicam que, até o ano passado, 0,12% da população brasileira era formada por homens com 90 anos ou mais e 0,24% por mulheres com a mesma idade.
Esse aumento na expectativa de vida impulsionou a profissão de Cuidador de Idoso. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, de 2007 a 2017 foi registrado um aumento de 547% entre o número de cuidadores, saltando de 5.263 para 34.051.
SERVIÇO EAD Cuidador de Idosos
Duração:
20 horas – a partir da inscrição, o acesso fica disponível para que o
aluno conclua os estudos no prazo que considerar mais adequado
Inscrição e mais informações: http://eadsiriolibanes.org.br/#cuidados-de-idosos
Valor: R$ 300,00
Foto: reprodução