Com o objetivo de reunir pesquisadores de todos os continentes para discutir assuntos correlatos à Amazônia, com destaque para as temáticas de inovação, sustentabilidade e governança, será realizada a Amazonian Management Symposium, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. O evento terá a colaboração de quatro professores da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam), sendo coordenado por docentes e discentes do Doutorado Interinstitucional em Administração USP/UEA. Além de visitas técnicas e sessões orais, constam na pauta painéis sobre o tema.
Os pesquisadores, executivos, líderes políticos e outros profissionais, brasileiros ou estrangeiros que inscreveram os resumos de seus trabalhos até o final de maio e receberem a resposta da avaliação até 15 de junho devem encaminhar os artigos completos até o dia 30 de julho. Os professores da FES/Ufam Adriano Guimarães, André Ricardo Costa, Bartolomeu Miranda e Maria Emília Melo fazem parte da comissão de avaliação.
Conforme explica o professor André Costa, a proposta surgiu de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), numa perspectiva de longo prazo. “A ideia é compartilhada com todas as instituições do ambiente amazônico, incluindo a Ufam, por intermédio dos seus docentes matriculados no Dinter, a excelência em Administração”, ressalta. A meta é “formar doutores e coordenar uma estrutura acadêmica que aponte sistematicamente para soluções aos problemas amazônicos”, afirma ele.
Tema & Programação
Sustentabilidade, inovação e governança estão entre os tópicos mais estudados em Administração, justamente pelo potencial de ofertar soluções à sociedade. “Na Amazônia, o tema sustentabilidade é o que exige soluções mais imediatas, pela relevância e sensibilidade do bioma, visto que existe aqui uma população que demanda bem-estar como qualquer outra no mundo. Assim, é necessário articular modelos de negócios sustentáveis”, explica o professor Costa, para quem a inovação em produtos e processos é de grande relevância nesse contexto.
Outra questão é o valor agregado aos produtos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Segundo o docente, isso permite que a floresta seja preservada no Amazonas. “Todavia, há conflitos tanto em termos de gestão dos recursos naturais quanto em relação à estabilidade do PIM. É necessário compor instrumentos de governança para alinhar os interesses”, avalia o professor Costa.
As atividades serão realizadas entre os dias 29 e 31 de agosto de 2018, das 8 às 18h, no Centro de Convenções do Amazonas (CCA Vasco Vasques), localizado na avenida Constantino Nery, 5001, bairro Dom Pedro.
(Fotos Públicas: Mácio Ferreira / Ag. PARÁ)